eua frances italiano
Home Formação Formação Bíblia: a Palavra de Deus

Bíblia: a Palavra de Deus

E-mail Imprimir PDF

apalavradedeus"Pois a palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração."


Ao longo deste mês estamos sendo convidados pela Igreja a meditar e aprofundar mais o nosso conhecimento em relação a Bíblia, de tal modo que chamamos setembro o mês da Bíblia.

A Bíblia da qual deriva o palavra biblioteca, ou seja, conjunto de livros. Inspirados por Deus que se revela e se manifesta ao homem ao longo da história. Mais do que histórias diversas, personagens, contextos de época e períodos históricos, reis, rainhas, homens e mulheres, batalhas, derrotas e vitórias; a Bíblia nos conta a grande História, a maior de todas por excelência, a história da Salvação, na qual Deus se revela ao homem, faz com ele uma Aliança permanecendo fiel para sempre mesmo na infidelidade do homem; e na plenitude dos tempos envia seu Filho Jesus Cristo, que é a Palavra, o Verbo de Deus e a realização de toas as promessas divinas.

O Concilio Vaticano II nos exorta através das constituição dogmática Dei Verbum a cerca da Revelação Divina:


É preciso, pois, que toda a pregação eclesiástica, assim como a própria religião cristã, seja alimentada e regida pela Sagrada Escritura. Com efeito, nos livros sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de Seus filhos, a conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual. Por isso se devem aplicar por excelência à Sagrada Escritura as palavras: «A palavra de Deus é viva e eficaz» (Hebr. 4,12), «capaz de edificar e dar a herança a todos os santificados»,


Através destas palavras somos exortados a aplicar-nos continuamente a leitura, meditação e estudo da palavra de Deus, onde o próprio Deus se comunica com o homem revelando o seu amor e se transformando num apoio vigoroso da Igreja, solidez de fé para o filhos da mesma e fonte pura e perene  de vida espiritual.


O sagrado Concílio exorta com ardor e insistência todos os fiéis, mormente os religiosos, a que aprendam «a sublime ciência de Jesus Cristo» (Fil. 3,8) com a leitura frequente das divinas Escrituras, porque «a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo» (Sao Jerônimo). Debrucem-se, pois, gostosamente sobre o texto sagrado, quer através da sagrada Liturgia, rica de palavras divinas, quer pela leitura espiritual, quer por outros meios que se vão espalhando tão louvàvelmente por toda a parte, com a aprovação e estímulo dos pastores da Igreja. Lembrem-se, porém, que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada de oração para que seja possível o diálogo entre Deus e o homem; porque «a Ele falamos, quando rezamos, a Ele ouvimos, quando lemos os divinos oráculos»


Que o Espírito Santo nos oriente conduza a um intima e profunda experiência diária com a Palavra de Deus e que Maria nos ensine a ouvir-la e a meditar no coração.

André Ferreira - Consagrado Obra de Maria

Missão Jerusalém

Hits: 960
Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario
smaller | bigger

security code
Escreva os caracteres mostrados


busy
 

Peregrinações

  • Peregrianções
  • Peregrianções

Últimas Notícias

Mais Visitados

Últimos Comentários

Retiro Vocacional
Ola ,Paz e bem! Eu queria informações sobre o reti
Retiro Vocacional
Olá boa noite, meu nome é Michelly Rodrigues, eu m
PHN
O PHN vai se iniciar em que horário nos dois dias?
Viagem à Terra Santa
Boa tarde, gostaria de maiores informações a respe
Viagem à Terra Santa
Ola, Sobre a Viagem a Terra Santa, gostaria de sab