VOCACIONAL

Conheça o carisma Obra de Maria, seja acompanhado e obtenha o discernimento sobre sua vocação e vontade de Deus para sua vida.

O QUE É A ASSESSORIA VOCACIONAL?

É o departamento da Comunidade Obra de Maria que realiza o trabalho de acompanhamento e discernimento vocacional com os candidatos a uma vida consagrada no carisma Obra de Maria. Desta assessoria faz parte uma equipe responsável para acompanhar de forma particular cada candidato, desde os encontros vocacionais.

Quais as etapas do caminho vocacional?

O primeiro passo é solicitar o início do caminho de discernimento vocacional por e-mail ou preenchendo a ficha vocacional encontrada nas casas de missão. A partir do pedido, a equipe vocacional entrará em contato com o candidato fornecendo informações sobre o caminho vocacional e esclarecendo dúvidas para o início do discernimento.
Após esta etapa, todos os candidatos que tem o desejo de iniciar o processo vocacional devem participar dos encontros vocacionais abertos, que permitirá um contato maior com o carisma. Após o encontro vocacional aberto, o candidato receberá carta ou e-mail convidando para participar do encontro vocacional fechado, onde apenas quem foi convidado poderá participar.
Após este vocacional fechado, o candidato poderá ser convidado a participar da experiência na vida comunitária, e no decorrer desta experiência chega-se a um discernimento junto com a equipe vocacional sobre o próximo passo a ser dado. Compreendendo-se se está no momento de entrar na comunidade, se deve esperar mais um tempo, ou se deve caminhar como amigo da Obra de Maria.

Onde são realizados os encontros vocacionais?

Nas casas de missão e em cidades que vamos em missão para realizar o encontro vocacional. Porém por tradição realizamos sempre encontros vocacionais na Casa de Formação onde contamos com a presença do nosso fundador e de nossa cofundadora Maria Salomé (desde que estejam disponíveis).

Como é esta experiência?

A experiência é realizada no período de 15 a 20 dias na casa de formação. Onde os candidatos partilham com os membros da casa o dia a dia. Tendo formação sobre o carisma e tendo um acompanhamento mais próximo de seu acompanhador vocacional.